A assembleia foi realizada na manhã desta segunda-feira, 30, no auditório Paulo Burnhein do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e é voltada a favorecer a interlocução acadêmica acerca da formação inicial e contínua de professores na Universidade Federal do Amazonas. A presidente do Fórum, professora Cássia Nascimento, destacou a relevância do evento para refletir acerca do PDI.
"O novo Plano de Desenvolvimento Institucional, que passou a vigorar a partir desse ano, possui as diretrizes da UFAM para os próximos dez anos. Este espaço favorece a troca de ideias para que possamos pensar juntos a Universidade, com destaque para os Projetos Pedagógicos e as Licenciaturas", declarou a presidente do Fórum.
Professora Cássia Nascimento, presidente do Fórum das Licenciaturas
Combate à evasão
Professor Marcelo Brito da Silva destacou importância do PIBID
Um dos aspectos bastante discutidos no Fórum foi o elevado índice de evasão. O professor Marcelo Brito da Silva, do Departamento de Física, destacou a importância do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para combater a evasão. "É muito comum nossos alunos ingressarem na UFAM sem ter noção do curso que escolheram. Alunos que entram na Licenciatura, mas que possuem perfil de bacharelado ou vice-versa e que por essa e outras razões abandonam o curso. Os alunos ingressantes precisam ter consciência do caminho que estão escolhendo para suas vidas e isso passa pela sensibilidade da Universidade para a realidade do ensino básico. Precisamos estar mais próximos nesse momento de escolha e o Programa de Iniciação à docência (PIBID) é uma excelente estratégia de aproximação em que ganham os futuros alunos que conhecem melhor a Universidade e os alunos da UFAM que aprendem a ministrar aulas", disse o professor.
Professora Patrícia Silva propôs a criação da Feira da UFAM para divulgar os cursos de graduação.
Elizabeth Abrantes, discente e diretora de assuntos Estudantis do Centro Acadêmico de Ciências Naturais, destacou que há muitos projetos de Extensão e de Iniciação à docência que contemplam bairros das proximidades da UFAM para divulgar os cursos de graduação oferecidos pela Universidade, mas que nunca alcançam demais zonas da cidade. "Os alunos da UFAM divulgam os cursos de graduação oferecidos pela UFAM no Coroado, no Japiim, no São José, mas nunca vi, por exemplo, na Nova Cidade, onde moro. A Zona Norte nunca é alcançada por essas ações", observou a aluna.
Para abranger toda a sociedade, a professora Patrícia Silva, do Departamento de História, sugeriu uma iniciativa institucionalizada para divulgar os cursos de graduação da Universidade. "A UFAM se destaca muito na Feira do Estudante, mas ele é um evento externo. Acredito que uma iniciativa institucionalizada como promover a 'Feira da UFAM', com caráter festivo, envolvendo Centros Acadêmicos, projetos de Extensão e de Iniciação à docência para divulgar os cursos oferecidos pela Universidade seja um caminho bem-sucedido para que os estudantes de Ensino médio possam conhecer os cursos e, a partir desse conhecimento, possam fazer uma escolha mais consciente".
A coordenação do evento disponibiliza o e-mail adm@forlicenciufam.com.br para que docentes e discentes possam encaminhar dúvidas, contribuições e sugestões de temas para próximo Fórum.
|