A proposta torna-se relevante porque traz em sua contemporaneidade a perspectiva de discutir em nível nacional o paradigma interdisciplinar que se tornou necessário para romper com o conhecimento fragmentado e descontextualizado que isola e separa o cidadão aprendiz da compreensão da realidade diante de um mundo globalizado. Nesse sentido, com a realização do evento poderemos traçar novos cenários para a possível reforma de pensamento das estruturas tradicionais dos currículos de formação de professores e com isso selar parcerias com instituições de ensino superior que formam professores das universidades para as possíveis trocas de experiências e pesquisas reconhecendo a importância da interdisciplinaridade nos cursos de licenciaturas e fomentar a perspectiva para a criação dos fóruns interdisciplinares das licenciaturas. Sabemos dos obstáculos que serão enfrentados que vão de encontra as resistências ideológicas que tangem aos aspectos estruturantes e arraigados das propostas curriculares centralizadoras diante das correntes pedagógicas tradicionais que ainda não aceitam perspectivas inovadoras para a nova forma de conceber o conhecimento interdisciplinar.
OBJETIVOS DO ENCONTRO
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Envolver os cursos de licenciaturas nas discussões e reflexões epistemológicas das estruturas curriculares, priorizando a perspectiva interdisciplinar na formação de professores;
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Discutir os limites e possibilidades da interdisciplinaridade nos cursos de formação de professores;
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Criar espaços de dialogicidade epistemológica a partir das experiências que contemplem aspectos qualitativos para a formação de professores;
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Fomentar parcerias de pesquisa para gerar processos imbricados na perspectiva interdisciplinar;
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Promover a discussão para a criação e a institucionalização dos fóruns interdisciplinares das licenciaturas nas Instituições de Ensino Superior;
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Reconhecer e sugerir aportes teóricos e metodológicos para o tratamento interdisciplinar nos cursos de formação de professores.
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